IPVA Acre 2017 Consulta Detran

IPVA Acre 2017 Consulta DetranIPVA Acre 2017: Os contribuintes proprietários de veículos no Estado do Acre poderão conferir neste artigo informações referentes às regras de recolhimento do IPVA Acre 2017.

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente pelo Estado e tem como fato gerador a propriedade de veículo automotor de qualquer espécie.

Normalmente entre os últimos meses de um ano a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ AC e o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN AC definem e divulgam todas as regras do IPVA do ano seguinte.

O IPVA Acre 2017 a ser recolhido será calculado da seguinte forma: multiplica-se a alíquota correspondente pelo valor venal do veículo tributado.

O valor venal nada mais é do que o valor de mercado dos veículos. No Estado do Acre é utilizada a Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para base de cálculo do IPVA.

As alíquotas são estabelecidas pelo Governo do Estado em 2% para automóveis de passeio inclusive de esportes e de corrida, bem como para camionetas de uso misto e veículos utilitários, 1% para veículos mencionados anteriormente, objeto de permissão para transporte público de passageiros, na categoria de táxi e para os demais veículos automotores, inclusive motocicletas e ciclomotores.

Calendário, Pagamento e Descontos IPVA Acre 2017:

O pagamento do IPVA Acre 2017 poderá ser efetuado em cota única ou em três parcelas, de acordo com o final da placa.

Os contribuintes que pagarem à vista terão direito a desconto de 10% sobre o valor total.

Em caso de pagamento parcelado, o valor de cada parcela obedece aos seguintes critérios: 1ª parcela correspondente a 33,34% do valor do imposto; 2ª e 3ª parcelas correspondentes a 33,33% do valor do imposto, respectivamente. A parcela não poderá ser inferior a R$ 50,00.

Consulta e 2 Via IPVA Acre 2017:

A consulta para o pagamento do IPVA 2017 poderá ser realizada através do site do DETRAN AC ou no Órgão Fazendário Estadual de cada município.

De acordo com a Sefaz, os boletos de cobranças devem ser encaminhados ao contribuinte ainda na primeira semana de janeiro. Em caso de problemas no recebimento o contribuinte não fica desobrigado de pagar o IPVA e deverá obter a 2 Via do IPVA Acre 2017 pelo site do Detran.