IPVA ES 2017 Consulta Detran

IPVA ES 2017 Consulta DetranIPVA ES 2017: Confira abaixo informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA 2017 do Estado do Espírito Santo.

No Espírito Santo, todos os anos entre os meses de outubro e dezembro, são divulgadas as informações e regras do IPVA referente ao ano seguinte.

Estas informações são definidas e divulgadas pela Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ ES, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN ES.

Para calcular o seu imposto o contribuinte deve considerar o valor de mercado do veículo e também a alíquota estabelecida.

O valor de mercado é definido na Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Já as alíquotas são definidas pelo Governo do Estado em:

  • 2% (dois por cento) para carros de passeios, de esporte e de corrida, camionete de uso misto ou utilitário, aeronaves e embarcações.
  • 1% (um por cento) para micro-ônibus, ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores.

A tabela com os valores é divulgada pelo DETRAN e SEFAZ juntamente com as outras regras referentes ao imposto.

Calendário, Pagamento e Descontos IPVA ES 2017:

Os vencimentos do IPVA ES 2017 têm início a partir de abril e o calendário é definido conforme o final da placa.

O IPVA relativo a automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e demais veículos deve ser quitado entre os meses de abril e junho, enquanto o imposto sobre a propriedade de caminhões, ônibus e micro-ônibus deverá ser pago entre os meses de março e agosto.

Em todos os casos, o recolhimento pode ser efetuado à vista, com desconto de 5%, ou em duas vezes, vencendo a cota única com desconto ou a primeira parcela na data prevista na tabela divulgada no site da SEFAZ ES e a segunda trinta dias após.

O pagamento deverá ser realizado na rede bancária autorizada – Banco do Estado do Espirito Santo – BANESTES.

Em caso de atraso no pagamento, incidirá multa de 0,33% valor do imposto devido, por dia de atraso, desde que o recolhimento ocorra até 60 dias após o vencimento. Após 60 dias de vencido, multa de 20% do valor do imposto.

Veja também: Como calcular o seu IPVA.

Consulta e Emissão de 2 Via de Boleto IPVA ES 2017:

Para maior comodidade, a SEFAZ envia através dos Correios o DUA para a residência do contribuinte.

Caso o contribuinte não receba o documento em seu endereço deverá procurar uma Agência da Receita Estadual, o BANESTES ou o DETRAN para a emissão da 2 Via, que também pode ser emitido através do site da SEFAZ.