IPVA MT 2017 Detran Sefaz

IPVA MT 2017 Detran SefazIPVA MT 2017 – DETRAN SEFAZ: Os contribuintes proprietários de veículos do Estado do Mato Grosso se preparam para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA MT 2017, e aqui poderão obter todas as informações necessárias sobre o imposto.

O IPVA é calculado sobre o valor venal do veículo (valor de mercado). Estes valores são aferidos pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Em condições normais sempre é esperado que o valor do IPVA seja menor com o passar dos anos, já que ocorre a desvalorização natural do veículo. Em média o valor fica 3,5% menor em relação ao ano anterior.

Sobre os valores venais dos veículos é estabelecida uma alíquota pela Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, responsável pelo recolhimento do IPVA MT 2017.

As alíquotas no Mato Grosso são de:

  • 1% para ônibus, microônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente, para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência de até 180 cilindradas cúbicas.
  • 2% para automóvel de passeio, carga ou misto, com potência de até 1.000 cilindradas cúbicas.
  • 2,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 180 até 300 cilindradas cúbicas.
  • 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 300 até 600 cilindradas cúbicas, para veículo terrestre de passeio, carga ou misto, jipe, picape e camioneta com cabine fechada ou dupla, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados.
  • 3,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 600 cilindradas cúbicas.
  • 4,0% para veículos de competição.

Veja também: Confira como pagar o IPVA 2017 Atrasado.

Consulta e 2 Via IPVA MT 2017:

No site do Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso – DETRAN MT é possível efetuar consultas e até mesmo emissão de 2 Via para pagamento do IPVA 2017.

Para isto basta acessar a página http://www.detran.mt.gov.br/ e ter em mãos dados do veículo, como placa, código RENAVAM e CHASSI.

Os mesmos serviços também estarão disponíveis no site oficial da SEFAZ MT.

Pagamento e Descontos IPVA MT 2017:

O pagamento do IPVA MT 2017 poderá ser efetuado em cota única ou em até três vezes mensais, iguais e sucessivas, mediante a apresentação do documento de arrecadação no Banco do Brasil e correspondente bancário, Banco da Amazônia, Sicredi, Bancoob, Bradesco e correspondente bancário, Caixa Econômica Federal, Itaú, Unibanco, Primacredi, e Santander.

Os vencimentos se dão de acordo com o número final da placa do veículo. Quem recolher o imposto até o dia 10 do mês de vencimento da placa do veículo terá desconto de 5%. Do dia 11 ao dia 20 o desconto será de 3%, e do 21 até o último dia útil do mês, o pagamento será integral e sem desconto. Após esta data, o imposto terá acréscimo de juros e multas.