IPVA PA 2017 Sefa Detran

IPVA PA 2017 Sefa DetranIPVA PA 2017 – DETRAN Pará: O contribuinte proprietário de veículo no Estado do Pará poderá conferir abaixo todas as informações de que precisa para efetuar corretamente o pagamento do IPVA PA 2017.

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é devido anualmente e a responsabilidade da divulgação das informações, do recolhimento e do licenciamento é da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFA PA, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN PA.

O valor a ser pago pelo IPVA é calculado considerando o valor do veículo, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela FIPE, que calcula o valor venal dos veículos, considerando a variação dos preços de marcado.

É natural que o valor a pagar de IPVA reduza com o passar dos anos, já que há a natural depreciação dos veículos.

Sobre estes valores auferidos pela Tabela FIPE são multiplicadas as alíquotas correspondentes, que para o IPVA PA 2017 serão de:

  • 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, inclusive jet-ski e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial;
  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares.

Obs.: Os veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos.

Pagamento, Parcelamento e Descontos IPVA PA 2017:

O IPVA PA 2017 poderá ser pago de três formas: Pagamento à vista, com direito a desconto, no vencimento da primeira parcela; pagamento parcelado em três ou duas vezes, sem direito a desconto; ou pagamento integral junto com o licenciamento do veículo, no mês de vencimento da última parcela, sem direito a desconto.

O desconto concedido pelo pagamento à vista será de 15% se o contribuinte não tiver multas de trânsito nos últimos dois anos, de 10%, nos casos em que o contribuinte não tiver multas de trânsito no ano anterior e de 5% para as demais situações.

O calendário com todos os vencimentos por placa é divulgado pelo DETRAN e SEFA.

Do total de IPVA PA 2017 arrecadado, 50% ficam para o Estado e 50% são destinados ao município onde o veículo é licenciado.

Consulta e 2 Via IPVA PA 2017:

O recolhimento pode ser feito utilizando o Documento de Arrecadação Estadual, DAE.

A partir de janeiro a SEFA vai disponibilizar, no Portal de Serviços, as informações necessárias a impressão do DAE, para o recolhimento da antecipação do IPVA em cota única ou em parcelas.

Nas páginas oficiais do DETRAN e SEFA será possível consultar o IPVA PA 2017 e emitir a 2 Via de DAE para pagamento apenas informando placa e RENAVAM do veículo.