IPVA PE 2017 Consulta Detran

IPVA PE 2017 Consulta DetranIPVA PE 2017 DETRAN: Abaixo os contribuintes proprietários de veículos do Estado de Pernambuco poderão conferir todas as informações sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA PE 2017, como consultas, valores, 2 Via, pagamento e descontos.

O IPVA é um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis de passeio ou utilitários, caminhonetes, motocicletas e similares, ônibus, caminhões, aeronaves e embarcações, salvo em situações de isenção ou imunidade.

No Estado de Pernambuco a responsabilidade de divulgar as regras de pagamento e de recolher o imposto é da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN PE.

Conforme legislação vigente, o IPVA tem como fato gerador a propriedade do veículo no 1º dia útil de janeiro de cada exercício. No entanto, tratando-se de veículo novo, considera-se ocorrido o fato gerador na data de sua aquisição.

Já o valor a pagar é calculado com base no valor venal do veículo, sobre o qual aplica-se uma alíquota que varia de 1% a 4%, de acordo com a categoria e características do veículo.

O valor venal nada mais é do que o valor de mercado do veículo. Para o IPVA PE 2017 serão utilizados os valores dos veículos de acordo com a Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Para veículos novos o valor para base de cálculo é aquele constante na nota fiscal de compra.

Veja também: Como calcular o IPVA 2017 do seu veículo.

Vencimentos e Descontos IPVA PE 2017:

Os vencimentos do IPVA PE 2017 ocorrem nos meses de março, abril e maio e são oferecidas duas opões de pagamento, conforme abaixo:

– Pagamento à vista até o vencimento da primeira parcela, no mês de março, e com direito a 5% de desconto sobre o valor total.

– Pagamento parcelado, em três cotas, com vencimentos em meses consecutivos (março, abril e maio), parcelas de mesmo valor e sem direito a descontos.

Consulta DETRAN, 2 Via e Pagamento IPA PE 2017:

A SEFAZ, em parceria com o DETRAN, emitirá carnê de pagamento do IPVA PE 2017 e enviará para o domicílio do contribuinte, como faz em todos os anos.

Em caso de extravio ou não recebimento, o contribuinte deve solicitar um DAE avulso (2 via para pagamento) no DETRAN, posto avançado, Ciretrans, ou INTERNET (www.detran.pe.gov.br).

Maiores esclarecimentos poderão ser solicitados junto à SEFAZ.