IPVA Piauí 2017 Consulta Detran

IPVA Piauí 2017 Consulta DetranIPVA Piauí 2017: No Piauí, os contribuintes têm vantagens para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA 2017, as quais poderão ser conhecidas abaixo.

O IPVA Piauí 2017 terá as mesmas regras dos últimos anos, inclusive em relação às datas de vencimento, condições de pagamento, descontos e alíquotas.

Algo que normalmente muda todo ano é o valor a ser pago por cada veículo, que naturalmente é sempre menor, devido à queda do preço, que por sua vez é utilizado como base de cálculo do valor a ser pago.

Em média o IPVA cai 4,5% ao ano, pois este tem sido o valor calculado pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Sobre os valores apresentados pela Tabela FIPE são atribuídas alíquotas estabelecidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Fazenda – SEFAZ PI.

As alíquotas variam de acordo com a característica do veículo. No IPVA Piauí 2017 serão adotas as seguintes alíquotas:

  • Microônibus: 2,5%
  • Caminhonetes e automóveis: 2,5%
  • Caminhões e ônibus: 1%
  • Motocicletas: 2%

Pagamento e Descontos IPVA Piauí 2017:

A Secretaria Estadual de Fazenda – SEFAZ vai manter o desconto de 15% para contribuinte que optar pelo pagamento à vista até a data de vencimento estabelecida.

O imposto pode ainda ser dividido em três parcelas iguais e sucessivas, mas sem direito a descontos.

As datas de vencimento se dão de acordo com o número final da placa do veículo. Placas com final 1, por exemplo, têm vencimentos nos meses de janeiro, fevereiro e março, onde o desconto de 15% só será concedido em caso de pagamento à vista até o vencimento da primeira parcela, em janeiro.

As demais placas vencem nos meses subsequentes (Placa final 2 em fevereiro, março e abril, , placa final 3 em março abril e maio e assim sucessivamente.

Veja também: Como calcular o valor do seu IPVA.

Consultas e 2 Via de Boletos IPVA Piauí 2017:

Novamente não haverá envio de boletos via Correios. Para consultar o IPVA Piauí 2017 e emitir a 2 Via para pagamento basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran PI) e informar o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM e placa o veículo.

Outras informações e serviços poderão ser solicitados no site oficial da SEFAZ, disponível no endereço eletrônico http://www.sefaz.pi.gov.br/.