IPVA Rondônia 2017 Consulta Detran

IPVA Rondônia 2017 Consulta DetranIPVA Rondônia 2017 SEFIN: Os contribuintes proprietários de veículos no Estado de Rondônia poderão ficar muito bem informados abaixo a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Rondônia 2017.

O Estado de Rondônia atualmente tem uma frota total de veículos de cerca de 390 mil veículos, sendo que destes, cerca de 375 mil são tributados pelo IPVA. Os demais têm direito a isenção, de acordo com a legislação vigente no Estado.

O valor arrecadado deve ser investido não somente no trânsito, mas também na educação, saúde, etc. Do total arrecadado, 50% são destinados ao município onde o veículo foi emplacado e os outros 50% ficam com o Governo do Estado.

O IPVA Rondônia 2017 será calculado considerando o valor de mercado do veículo tributado e também a alíquota estabelecida pelo Governo do Estado.

O valor de mercado é definido pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Já as alíquotas são definidas em:

  • 4% para veículos movidos a gasolina, picapes cabine dupla e os bicombustíveis;
  • 3% para veículos que usam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si;
  • 2% para os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares;
  • 1,5% para caminhões.

Veja também: Como pagar o IPVA em caso de atraso.

Pagamento, Consulta e Descontos IPVA Rondônia 2017:

As datas de pagamento do IPVA Rondônia 2017 ocorrem de acordo com o número final da placa do veículo.

Os contribuintes têm 3 opções de pagamento, todas com pagamento integral. Aqueles que pagarem no primeiro vencimento terão 10% de desconto no pagamento do imposto. Quem pagar na segunda oportunidade, no mês seguinte, terá direito a 5% de desconto. Já quem pagar na data limite não receberá qualquer desconto.

O calendário é divulgado pela Secretaria de Estado de Finanças – SEFIN RO e no site do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN RO, onde também será possível realizar consultas de débitos e emitir 2 Via de documentos, certidões e boletos para pagamento.

Para efetuar o pagamento do IPVA 2017, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e fazer o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.