IPVA SP 2017 Consulta Detran

IPVA SP 2017 Consulta DetranIPVA SP 2017 DETRAN: O Governo do Estado de São Paulo, através da sua Secretaria de Estado da Fazenda, divulga todos os anos aos contribuintes as informações referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA.

Entre estas informações estão a Tabela com os valores venais dos veículos para base de cálculo, Tabela de Vencimentos, Descontos, Alíquotas e formas de pagamento.

Se você é proprietário de veículo emplacado em cidades do Estado de São Paulo poderá acompanhar abaixo todas as informações sobre o IPVA SP 2017. Confira:

O valor do imposto que deve ser pago pelo contribuinte se dá através do cálculo entre o valor do bem e a alíquota correspondente, que varia de acordo com a categoria e características do veículo.

O valor venal (valor de mercado) utilizado em São Paulo é de acordo com a Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Já as alíquotas, que são definidas pela Secretaria de Estado da Fazenda, são de 4% para veículos movidos a gasolina, picapes cabine dupla e os bicombustíveis, 3% para veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, 2% para utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares e 1,5% para caminhões.

É normal que todos os anos o valor a ser recolhido de IPVA sofra uma queda, já que os valores dos veículos também diminuem naturalmente com o passar do tempo.

Calendário, Pagamento e Descontos IPVA SP 2017:

O calendário de pagamento do IPVA SP 2017 define que os contribuintes podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes, nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Todos os vencimentos variam de acordo com o número final da placa do veículo. Outra opção de pagamento é quitar o imposto no mês de fevereiro à vista, mas sem desconto.

Veja também: Como calcular o IPVA de seu veículo.

O seguro obrigatório DPVAT deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do IPVA ou juntamente com a cota única.

Para efetuar o pagamento do IPVA SP 2017, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do RENAVAM e efetuar o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Consulta DETRAN e 2 Via IPVA SP 2017:

Os contribuintes podem acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN SP ou da Secretaria de Fazenda para realizar consultas e serviços diversos, como emitir a 2 Via do IPVA SP 2017 para pagamento.

Para realizar consultas basta informar os dados do veículo, como código RENAVAM e placa.