IPVA Tocantins 2017 Consulta Detran

IPVA Tocantins 2017 Detran SefazIPVA Tocantins 2017 Consulta Detran: O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o imposto que incide sobre a propriedade de veículo automotor aéreo, aquático ou terrestre, quaisquer que sejam as suas espécies.

O responsável pelo pagamento do IPVA Tocantins 2017 é o adquirente ou o remitente do veículo. Já os responsáveis pelo recolhimento, licenciamento e divulgação das informações aos contribuintes são o Detran TO – Departamento Estadual de Trânsito de Tocantins e Sefaz TO – Secretaria de Estado da Fazenda de Tocantins.

As informações são divulgadas sempre com antecedência – normalmente entre os meses de outubro e novembro, sendo que o pagamento se inicia apenas nos primeiros meses do ano seguinte.

O IPVA Tocantins 2017 será calculado da seguinte forma: sobre o valor do veículo é atribuída uma alíquota. O valor do veículo é definido pela Tabela Fipe, enquanto que as alíquotas são estabelecidas pelo Estado, podendo variar de 1% a 3%.

Do total arrecadado, 50% são destinados aos municípios onde estiver licenciado o veículo, e os outros 50% para o Estado. Portanto, é importante que o cidadão fiscalize a aplicação destes recursos em seus municípios.

Veja também: Como pagar o IPVA atrasado.

Calendário, Pagamentos e Descontos IPVA Tocantins 2017:

O imposto poderá ser pago em parcela única, com desconto de 10%, em quatro parcelas ou na mesma data de vencimento do licenciamento do veículo, com valor total.

Os vencimentos se dão ao longo do ano de acordo com o número final da placa do veículo. O pagamento parcelado, em quatro vezes e sem desconto, ocorre em meses consecutivos.

Calendário para pagamento do IPVA (Pagamento à vista no vencimento da primeira parcela conta com 10% de desconto):

  • Final de placa 1 e 2 – vencimentos entre fevereiro e maio.
  • Final de placa 3 e 4 – vencimentos entre março e junho.
  • Final de placa 5 e 6 – vencimentos entre abril e julho.
  • Final de placa 7 e 8 – vencimentos entre maio e agosto.
  • Final de placa 9 e 0 – vencimentos entre junho e setembro.

Consulta e 2 Via IPVA Tocantins 2017:

A consulta do IPVA Tocantins 2017 é bem simples – basta acessar o site www.sefaz.to.gov.br, acessar o link do IPVA e preencher os dados e emitir o Documento de Arrecadação.

Os dados que devem ser informados são os do veículo, como o Código Renavam e a placa.