Pagar o IPVA 2017 Atrasado

Pagar o IPVA 2017 AtrasadoPagar o IPVA 2017 Atrasado: Com o início de 2017 todas as pessoas já começam a se preparar para o pagamento dos impostos e despesas cobradas normalmente nos primeiros meses do ano, como IPTU, IPVA, despesas escolares, entre outras.

Neste artigo os proprietários de veículos de todo país poderão acompanhar informações sobre como pagar o IPVA 2017 atrasado.

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o tributo que deve ser pago anualmente pelos contribuintes proprietários de veículos de qualquer categoria, seja carro particular, de passeio, de serviços, ônibus, tratores, motocicletas, etc.

O IPVA é de caráter estadual, ou seja, cada Unidade da Federação, inclusive o Distrito Federal, é responsável por definir e divulgar anualmente as regras e informações sobre o imposto.

Normalmente todas as informações são divulgadas pelos órgãos responsáveis (SEFAZ e DETRAN) entre os meses de outubro e dezembro. Entre estas informações está o calendário de vencimentos, que deve ser observado com atenção pelos contribuintes.

É comum que um contribuinte se esqueça de pagar o imposto. Na correria do dia-a-dia e com tantas outras contas a pagar isto realmente pode acontecer.

E após perder o prazo vem o questionamento: “Como pagar o IPVA 2017 atrasado?” “O que fazer?” “Perdi algum benefício?”. Obtenha as respostas para estas perguntas logo abaixo.

Veja também: Como Calcular o IPVA 2017.

Como Pagar o IPVA 2017 Atrasado?

Caso se esqueça de pagar o IPVA 2017 no prazo estabelecido o contribuinte deve saber que, além de perder direito aos descontos concedidos para pagamento no prazo, sofrerá também a cobrança de multa e de juros sobre os valores atrasados.

Muitos Estados dão desconto de até 10% para contribuintes que têm um bom histórico de pagamento do imposto ou optam pelo pagamento à vista, em uma única parcela.

Além disso, veículos sem o pagamento em dia estão na situação irregular e podem ser apreendidos em caso em uma fiscalização, além de gerar multas.

Por este motivo é importante sempre manter o imposto em dia, para evitar maiores transtornos.

Os contribuintes que atrasarem o pagamento poderão pagar o IPVA 2017 atrasado ou até mesmo realizar uma negociação junto do Órgão/Secretaria Estadual responsável pela cobrança.

A negociação também pode ser feita com o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN do seu Estado, inclusive pela internet, no site do órgão.

Acesse no menu lateral o seu Estado, obtenha todas as informações sobre o IPVA 2017 e entre em contato para resolver as suas pendências.